Identidade visual para 13ª traçando histórias - Mostra de Ilustração de Literatura Infantil e Juvenil
APRESENTAÇÃO
Ao apresentarmos esta 13ª edição do Traçando Histórias, damos início a uma celebração. Em primeiro lugar, porque a exposição dos originais de ilustradores brasileiros, que já se consolidou como importante evento periódico, retorna com força total após um período em que tudo se mostrou difícil para quem trabalha com livros, cultura, juventude e infância.
            Mais uma vez unidas, a CRL – Câmara Rio-Grandense do Livro e a AEILIJ – Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil retomam sua parceria histórica para celebrar a recente produção de obras para infância e juventude. Esta 13ª Traçando Histórias – Mostra de Ilustrações de Literatura Infantil e Juvenil – contempla obras pulicadas após 2020 e reafirma a resiliência do segmento de LIJ, área fundamental para a educação e a inserção de nossos estudantes no mundo da leitura. E não celebramos aqui apenas a leitura de livros impressos, mas a leitura de imagens, de situações, de olhares: uma leitura do mundo.
            Reunimos a experiência da mostra que a AEILIJ realizava a cada dois anos, “Cores e Formas que contam histórias”, ao tradicional formato da “Traçando”, numa união de forças pronta a atestar a excelência do trabalho dos autores de imagem que, de braços dados aos autores de texto, criam maravilhas e encantam leitores.
            A exposição dos originais e dos exemplares dos livros em que foram publicados acontecerá de 27 de outubro a 15 de novembro de 2023, sendo parte da programação da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre. Este ano, o local da mostra será a Sala O Arquipélago, no Espaço Força e Luz; e, com o apoio dos coordenadores desse belíssimo espaço, teremos além da mostra uma programação paralela com oficinas de ilustração, realizadas por uma seleção de nossos premiados ilustradores. Com organização da professora Ana Paula Cecato e da escritora Gláucia de Souza, essas oficinas têm caráter de curso de extensão pelo Instituto Federal RS – Campus Rolante.
            Assim, nossa celebração se completa com a ideia de que a mostra não se limita apenas a exibir as belas imagens que estão contidas nos livros, e que contam histórias para além dos textos verbais, mas ainda em demonstrar as técnicas que devem ser desenvolvidas no fazer artístico. O que mais precisamos, hoje, é de profissionais que se renovem, reconheçam a importância da arte de fazer livros para a infância, e que se empenhem – mais que em alfabetizar ou ensinar – em encantar.
            Que a 13ª Traçando Histórias – Mostra de Ilustrações de Literatura Infantil e Juvenil cumpra seu papel de encantar todos que a visitem e conheçam! E seguiremos celebrando.
Rosana Rios
Escritora, ilustradora, colecionadora de dragões e Presidente da AEILIJ no período de 2020 a 2023
Abaixo alguns registros da produção da IDV
Back to Top